Cerca de 700 calcinhas foram doadas para pacientes em situação de vulnerabilidade social, atendidas pela Unidade da Mulher e da Criança (UMC), do Hospital Universitário da Universidade Federal de Dourados (HU-UFGD).
As peças íntimas foram doadas pela empresária Marta Campos que atua no ramo de confecções em Dourados (MS).
De acordo com a Enfermeira Angela de Souza, muitas vezes o hospital atende pacientes em situação de vulnerabilidade que, frequentemente, são transferidas em situação de urgência sem trazerem consigo roupa íntima para usarem durante o período de internação necessário.
“Nessas condições, a gente tem dificuldade inclusive para controlar a infecção hospitalar, porque elas têm essa dificuldade de aquisição do material. Então, vendo isso, [com essas doações] a gente busca adotar um tratamento mais humanizado, devolvendo aí a questão delas estarem conseguindo ter acesso a uma roupa íntima limpa e adequada para a utilização durante a internação hospitalar”, explica a enfermeira.
Outras pessoas também podem fazer doações, que são destinadas totalmente para os pacientes e, em casos de necessidade, também para acompanhantes. “A roupa íntima deve ser nova para a gente fornecer uma boa qualidade enquanto esses pacientes estiverem na internação, no hospital, e com condições mínimas de higiene”, completou a enfermeira.
Fonte: Hospital Universitário da Universidade Federal de Dourados