Uma massa de ar quente e seca atuará sobre áreas do centro-sul do Brasil até, pelo menos, sábado (23/08). Este sistema manterá as temperaturas elevadas principalmente em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rondônia e Acre.
As temperaturas estarão em elevação nestas áreas podendo, em algumas localidades, ficar entre 3°C a 7°C acima da média para o período, especialmente, em áreas do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, onde a previsão é de temperaturas máximas acima de 35°C, e pontualmente superando os 39°C.
Ressalta-se que a semana inicia com elevadas temperaturas na Região Sul do país, com máximas previstas de até 34°C no oeste do Paraná. Porém, a partir da terça-feira (19/08), há previsão de mudança nas condições do tempo na região, com pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento no Rio Grande do Sul e oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná, além do oeste do Mato Grosso do Sul.
Dessa forma, haverá uma queda temporária nas temperaturas máximas previstas para a Região Sul do país e para o sul do Mato Grosso do Sul nos dias 19 e 20 de agosto, seguida de nova elevação, com valores de temperatura máxima em torno de 35°C em grande parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na sexta-feira (22/08).
Atenção a variação de temperatura ao longo da semana no Rio Grande do Sul, especialmente de sexta-feira (22/08) para o sábado (23/08), onde as máximas devem sofrer variação de até 10°C.
Para se manter informado, acompanhe as atualizações da previsão do tempo e os avisos emitidos pelo INMET em nosso portal.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET